Trabalho psicologia
POLO DE SANTO ANASTÁCIO
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
TRABALHO DE PSICOLOGIA
2013
INTRODUÇÃO
Esta atividade tem por objetivo nos mostrar o comportamento humano, relatando conflitos sociais baseado no filme Tropa de Elite, mostrando suas manifestações, culturas, conflitos que como os indivíduos podem ser influenciados pela corrupção e como o Estado pode fazer para ajudar a população.
1. DESENVOLVIMENTO
1.2 CULTURA
Cultura é o conhecimento, o costume, o comportamento e hábitos de determinados grupos, seja animais ou humanos.
O Etólogo Eduardo Ottoni segundo o texto ("Nas diferenças e igualdade linhas tênues separam humanos e animais") também define a cultura como um fazer tipicamente humano, e o que nos faz diferentes dos animais são o surgimento de inovações, que são bem mais do que entre os animais.
1.3 AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME
Pude observar no filme (Tropa de Elite - Brasil, 2007, direção José Padilha), várias manifestações culturais, um exemplo é o que faz parte da cultura da polícia que é um sistema que depende de outro para trabalhar, sistema imposto que tem que ser seguido, uma hierarquia. Há corrupção, à competição entre os próprios policiais, e cultura bruta, onde um passa por cima do outro.
O filme retrata o Bope (Batalhão de Operações Policia Especiais) que é a polícia que interfere quando a policia militar não consegue resolver, são homens treinados numa cultura severa, que agem nas favelas onde a cultura é pouca, na maneira como se vivem é com pouca perspectiva de vida, com poucas oportunidades tendo em vista a realidade de todos os dias, e como a oportunidade o crime organizado, e a desonestidade como requisitos de sobrevivência, onde seres humanos são martirizados todos os dias.
Uma cultura de desconfiança e trapaças, e por conta da hierarquia que existe dentro do Bope que protege a corrupção, a sociedade perde, lembrando que o filme retrata que até policiais honestos agem