Fundamentos da administração
A administração pode ser chamada de gerenciamento ou gestão de empresa, pois por existir um local focado no ato do trabalho é necessária uma pessoa capaz de trazer harmonia entre pessoas, estrutura e recursos. A administração é uma ciência social aplicada e fundamenta sob um conjunto de normas elaboradas para disciplinar elementos de produção.
O gestor tem algumas funções a serem praticadas dentro das empresas: a primeira delas é planejar, o princípio da sua gestão, saber no que trabalhar, como trabalhar, definir metas e traçar os objetivos. Organizar, saber quais pessoas devem fazer o que e em que lugar, colocar o planejamento em prática. Liderar, ter a capacidade de influenciar as pessoas para que trabalhem em um objetivo comum e por último controlar, gerenciar todo o processo gerado pelo mesmo, para garantir que a execução do planejamento seja concluída.
Mas para pudéssemos chegar ao que a administração é hoje, tivemos de passar por constantes mudanças dentro das empresas, e por cada pessoa ser diferente da outra surgiram variadas e diversificadas teorias da administração, formas de como encarar a tarefa e as características do trabalho da administração.
Em 1903 surgiu a primeira teoria da administração fundamentada pela estadunidense Frederick Taylor que é considerado o pai da administração científica. Era caracterizado pela ênfase nas tarefas com a finalidade de aumentar a eficiência em nível operacional. Ele acreditava da idéia de eficiência e eficácia que é a agilidade e rapidez dos funcionários de gerar lucro e crescimento da empresa.
Para Taylor uma empresa deveria ser administrada através de um estudo, de uma ciência. Criando a assim a racionalização do trabalho que nada mais é do que a divisão de funções dos trabalhadores, e que, diga-se de passagem, é usada em toda e qualquer empresa nos dias atuais.
Taylor criou também quatro princípios da administração cientifica. Principio do planejamento: