Fundamentos básicos para o controle de estoques
Para se organizar um setor de controle de estoque, inicialmente deveremos descrever suas principais funções: * Determinar o que deve permanecer em estoque. Número de itens; * Determinar quando se deve reabastecer o estoque. Prioridade; * Determinar a quantidade de estoque que será necessário para um período pré-determinado; * Acionar o departamento de compras para executar a aquisição de estoque; * Receber, armazenar e atender os materiais estocados de acordo com as necessidades; * Controlar o estoque em termos de quantidade e valor e fornecer informações sobre sua posição; * Manter inventários periódicos para avaliação das quantidades e estados dos materiais estocados; * Identificar e retirar do estoque os itens danificados.
Existem determinados aspectos que devem ser especificados, antes de se montar um sistema de controle de estoque.
Um deles refere-se aos diferentes tipos de estoques existentes em uma fábrica. Os principais tipos encontrados em uma empresa industrial são: matéria-prima, produto em processo, produto acabado e peças de manutenção.
CLASSIFICAÇÃO DOS ESTOQUES
Existem diversas classificações dos estoques. De acordo com a natureza dos produtos fabricados, da atividades da empresa, os estoques recebem diferentes classificações * Estoque de produtos em processo:
Este tipo de estoques baseia-se essencialmente em todos os artigos solicitados necessários à fabricação ou montagem do produto final, que se encontram nas várias fases de produção . * Estoque de matéria-prima e materiais auxiliares:
Nestes estoques encontramos materiais secundários, como componentes que irão integrar o produto final. São usualmente compostos por materiais brutos destinados à transformação. * Estoque operacional:
É um tipo de estoque destinado a evitar possíveis interrupções na produção por defeito ou quebra de algum equipamento. É constituído por lubrificantes ou quaisquer