Logistica
TRABALHO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA INTEGRADA E CADEIA DE SUPRIMENTO
2010
TRABALHO DA DISCIPLINA FUNDAMENTOS DE LOGÍSTICA INTEGRADA E CADEIA DE SUPRIMENTO
Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção de créditos na disciplina Fundamentos de Logística, ministrada pelo professor
RESUMO DO CAPÍTULO II DA APOSTILA DE LOGÍSTICA
No capítulo dois da apostila de logística escrita por Bowersox, 2008 apresenta conceitos básicos que são importantes para o planejamento e o alcance da integração logística. A execução e a organização dessas atividades devem ser exercidas nas seguintes áreas:
Distribuição física, essas atividades são relacionadas com o fornecimento de serviços ao cliente, elas incluem recebimento e processamento de pedidos, posicionamento de estoques, armazenagem e manuseio e transporte dentro de um canal de distribuição. O principal objetivo é ajudar na geração de receita, prestando níveis estrategicamente de serviço ao cliente com o menor custo possível.
Apoio a manufatura, estão relacionadas com o planejamento, incluem planejamento do programa mestre e a execução de atividades de armazenagem, manuseio, transporte e seqüenciamento de componentes. São responsáveis pela armazenagem de estoque em locais de fabricação e pela flexibilidade na coordenação da montagem final entre operações de produção e distribuição física.
Suprimentos são relacionados com a obtenção de produtos e materiais de fornecedores externos, inclui execução do planejamento de recurso, localização de fontes de suprimento, negociação, colocação de pedidos, transporte de saída, recebimento e inspeção, armazenagem e manuseio e garantia de qualidade. O objetivo é dar apoio à produção ou à revenda, proporcionando compras em tempo hábil, ao menor custo total.
Os sistemas logísticos podem ser compreendidos e projetados observando a estrutura e a dinâmica dos ciclos de atividades este é o conceito básico.
No trabalho da