Fundamentos Alfabetização
A abordagem da psicologia experimental supõe que o dispositivo mental da criança possui determinados mecanismos de processamento de dados ou princípios indutivos de um tipo elementar.
O Behaveriorismo no processo de aquisição da linguagem considera somente os fatos observáveis da língua, o comportamento em si, sem se preocupar com a existência de componentes organizados que possa estar trabalhando juntamente com experiências na construção da gramática de língua.
Na aquisição da linguagem entram fatos como analogias e generalização, sendo as imagens sensoriais transmitidas ao cérebro como impressões. A língua é vista como coleção de palavras ,locuções e sentenças,um sistema cujos hábitos são adquiridos e explicados pelo meio externo.
Portanto a aquisição da linguagem seria o resultado de uma construção gradativa operada pela criança que ocorre através da experiência.
A teria Behaveriorista da aquisição da linguagem foi muito criticada, pois não explica como as crianças produzem sentenças antes nunca ouvidas antes e mesmo assim compreendem tais sentenças.
O Behaveriorismo desconhece a consciência, os sentimentos e os estados mentais,e argumenta que todo comportamento é adquirido ao longo da vida do indivíduo.
Em relação ao inatismo, referisse à proposta defendida Por Chomsky de que o ser humano nasce com uma gramática inata.
Nascida de uma reação contra o Behaveriorista Chomkiana apoiou-se no pressuposto de que o ser humano dispõe de uma capacidade inata para a linguagem.
Para os inatistas ,a linguagem é considerada como um conjunto de regras que a criança vai descobrir independentemente de todo uso da língua. Segundo eles a criança é equipada geneticamente de um dispositivo de aquisição de linguagem.
A concepção interacionista considera os aspectos