Fundamentos da Alfabetização
Atividade Avaliativa 2
Fundamentos da Alfabetização
Marinete Lima Targino
Gleiciane Vieira de Barros
Pilar Noris Amaro dos Santos
Rio Branco, Acre.
Novembro de 2011
Marinete Lima Targino
Gleiciane Vieira de Barros
Pilar Noris Amaro dos Santos
Tabela contendo críticas e os aspectos positivos da teoria construtivista e do método fônico.
Trabalho apresentado à tutora Maria Liberdade exigido pela disciplina de Fundamentos da Alfabetização para obtenção de nota em participação de atividade avaliativa no curso de pedagogia.
Rio Branco, Acre.
Novembro de 2011
A principal contribuição da Teoria das Inteligências Múltiplas é afirmar que o indivíduo não possui apenas uma inteligência, mensurável, inata, considerada por muitas pessoas como inteligência geral. Essa idéia durante anos buscou rotular indivíduos como inteligentes ou não, definindo que uma quantidade grande de pessoas marginalizadas pelos processos sociais não fossem bem-sucedidas na escola.
Opondo-se ao conceito de inteligência geral, Gardner mostra que todos os indivíduos são inteligentes, mas de maneiras diferentes, e que suas inteligências serão reforçadas, desenvolvidas ou não, dependendo dos estímulos que receberem do ambiente e da cultura que os cercam. Sendo assim, algumas inteligências são relativamente independentes das outras e podem ser modeladas, combinadas numa multiplicidade de maneiras de serem adaptadas pelos sujeitos e por suas culturas.
1) Lógico-matemática: capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, distinguir relações e princípios. Predomina em matemáticos, cientistas e filósofos.
2) Lingüística: caracteriza-se por gosto e domínio especial de idiomas e palavras. Predomina em poetas, escritores e lingüistas.
3) Musical: identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, em termos de ritmo e timbre, mas também escutando-os e