Fundamentos administrativos
INTRODUÇÃO
O trabalho tem por finalidade levar o conhecimento adquirido no terceiro semestre nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa Cientifica Psicologia Organizacional, Estatística, Direito Empresarial e Trabalhista e Contabilidade de Custos para aplicabilidade pratica para possíveis soluções de um estudo de caso apresentado, dando respostas aos questionamentos propostos.
DESENVOLVIMENTO
Diante da situação proposta, apresentamos soluções para as questões 1, 2, 3, 4 a 5 referentes a Direito Empresarial e Trabalhista e Psicologia Organizacional:
O objetivo da revista efetuada pelo empregador é evitar a prática de atos, os quais levam à dilapidação do seu patrimônio, e pela segurança, podendo ser entendido como um direito, ocorrendo, por exemplo, em entrada de casas noturnas, estádios de futebol, mas é imprescindível que, no ato de revista, o empregador respeite a dignidade do trabalhador, já que são invioláveis a intimidade, a vida privada e a imagem das pessoas, assegurando-se à vítima o direito à indenização material ou moral decorrente de sua violação (art. 5º, X, Constituição Federal).
A norma do art. 373-A, inc. VI, da Consolidação das Leis do Trabalho, que veda revistas íntimas nas empregadas, também se aplica aos homens em face da igualdade entre os sexos inscrita no art. 5º, inc”. I, da Constituição da República.
Portanto, toda e qualquer revista, íntima, promovida pelo empregador ou seus prepostos em seus empregados e/ou em seus pertences, é ilegal, por ofensa aos direitos fundamentais da dignidade e intimidade do trabalhador.
Salienta-se que a revista pessoal do empregado, dentro de limites que não atentem contra a sua intimidade e dignidade, é medida que pode ser adotada pelo empregado em defesa de seu patrimônio, com a advertência de que, na forma do art. 187 do Código Civil vigente, "também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente