fundamento ontológico de equivalência progressiva
Adalberto J. Campelo ajcampelo.bbt@gmail.com
A presente comunicação inspirada no livro “Mayatrix - A Percepção Diante de Tudo”, (Campelo. A. J., Padma Editora, 2013), tem o objetivo de apresentar as bases do trabalho intitulado ali de Fundamento Ontológico de Equivalência Progressiva,1 como um recurso de análise mediante a metodologia presente na Hierarquia das Necessidades de Maslow.2 Cuja perspectiva pode ser aplicada na compreensão dos valores essenciais para os indivíduos, nas suas interações filosóficas, sociais e teológicas com a religião milenar hindu, especificamente, com a sua principal vertente vaishnava contemporânea, ou seja, o Movimento Hare Krishna (ISKCON).
Para tal, aplicaremos principalmente a metodologia de Maslow junto à essência filosófica vaishnava, o que confirmará a presença ali dos critérios também adotados por Maslow em sua Hierarquia de Necessidades e, naturalmente, além de revelar o fundamento ontológico de equivalência (abrangência) progressiva, estabelecerá parâmetros para a melhor compreensão dos valores essenciais e das etapas equivalentes e progressivas do vaishnavismo rumo ao seu objetivo último. Utilizamos como base teórico-metodológica, a perspectiva estabelecida por Maslow [“...à medida que os aspectos básicos que formam a qualidade de vida são preenchidos, deslocam seu desejo para aspirações cada vez mais elevadas”. (MASLOW, A Theory of Human Motivation, 1943)], bem como o confronto coadunador da mesma com as informações presentes em obras hinduístas reconhecidas, mais especificamente no Brahma-samhita 5.1;3 no Bhagavata-purana 1.2.11;4 no Brahmananda-valli do Taittiriya Upanisad;5 no Caitanya-caritamrta, madhya-lila, 8.85-86;6 no Bhagavad-gita, dentre outros.
Como justificativa e relevância de nosso trabalho, o texto integral foi motivado por resultados das pesquisas de estudiosos em revistas e sites especializados da área da