Fundamentação Teorica psicanalise
O objetivo é analisar o comportamento humano, entender a organização da mente (psique) e curar doenças de causas orgânicas. É uma terapia baseada na observação do individuo que geralmente não tem conhecimento dos inúmeros fatores que determinam suas emoções e comportamentos.
Freud propôs um método para compreender e analisar o homem, enquanto sujeito do inconsciente abrangendo o método de investigação do aparelho psíquico e seu funcionamento,uma teoria sobre a vivencia e o comportamento humano e um método de tratamento baseado na teoria da associação livre.
Tecnica: O tratamento ajuda as pessoas em seu sofrimento psíquico que investiga a natureza das relações originais da infância de cada individuo.
O mundo interno do sujeito fica disponível através das experiências e os aspectos se tornam mais compreensíveis e que podem ser trabalhados através da palavra do analisando e analista, levando o alivio dos sintomas.
É um método em que o analista ajuda a organizar os conteúdos do inconsciente do analisando que dessa forma,aprimora, corrige, rejeita e adiciona mais pensamentos e sentimentos.
“ Segundo uma teoria mecanicista avançada, a consciência é um simples acessório dos processos fisiológico-psíquicos, cuja não ocorrência nada alteraria ao transcorrer psíquico. Segundo outra doutrina, consciência é o lado subjetivo de todo acontecer psíquico e é, portanto, inseparável do processo anímico fisiológico. Entre as duas se situa a teoria desenvolvida aqui. A consciência é aqui o lado subjetivo de uma parte dos processos físicos do sistema nervoso, a saber, os processos, e a não-ocorrência da consciência não deixa o acontecer psíquico inalterado, mas inclui em si a não ocorrência da contribuição de .” (Freud, 1950/1987, pp. 403-404)
Referencia
Sociedade Brasileira da