Fundamentalismo
CENTRO DE LIGUAGEM E COMUNICAÇÃO
FACULDADE DE JORNALISMO
Rodrigo Ferrari
Fundamentalismo Religioso
História e presença no Cristianismo
Roberlei Panasiewicz
Campinas - SP,
2014
O autor inicia o texto explicando como surgiu o termo fundamentalismo e sua utilização durante os anos. A palavra fundamentalismo é utilizada para justificar atitudes religiosas fanáticas, um retorno à sociedade pré-moderna ou mesmo práticas violentas. É um termo que sempre usado no plural, porque existem diferentes fundamentalismos a respeito. Sua origem é de origem no universo religioso, entretanto, a sua abrangência na sociedade atual, o fundamentalismo ultrapassa esse universo e ocupa o espaço da política e da economia.
O autor explica que A proposta desta reflexão é pensar a respeito do fenômeno “fundamentalismo religioso”. E tentar entender que grupos humanos possam se dispor contrários ao rumo da história, e como os fundamentalistas seriam caracterizados como profetas ou como conservadores e tradicionalistas? Acredita-se que conhecendo suas origens históricas torna-se mais compreensível sua presença e força na atualidade.
Na reflexão será apresentada a relação entre fundamentalismo religioso e modernidade, sua origem histórica no interior do universo protestante, a busca para distinguir o movimento fundamentalista das origens para com o neofundamentalismo contemporâneo. E abordar esta prática no interior do catolicismo, cujo nome apropriado é integrismo religioso.
No item Fundamentalismo religioso e modernidade explica que O nascimento do movimento fundamentalista é inserido no centro da modernidade.Ante a modernidade, o fundamentalismo apresenta-se como via de “mão dupla”. ele pode ser resultado de uma modernidade crítica, secularizada, individualizante e pluralizada. De outro lado, é uma reação à modernidade ocidental, liberal e tecnocrática.
Enquanto a