Fundamenta O Te Rica
Lei dos Gases
Gases não têm volume determinado e quase todos são invisíveis. Assim os estudos ou medições dos gases só foram possíveis a partir do desenvolvimento de estudos empíricos que estabeleciam relações entre as grandezas macroscópicas do ar e, mais tarde, dos gases conhecidas como leis dos gases. Usualmente defini-se o termo macroscópico com aquilo que se pode ver a olho nu; no entanto, quando se fala de gás, grandezas macroscópicas são aquelas que podem ser medidas direta ou indiretamente. Desta forma, embora uma amostra de gás não tenha volume definido, podemos fixá-lo encerrando-a em um recipiente fechado: seu volume é o do recipiente que a contém. No recipiente, é possível medir a pressão dessa amostra diretamente com um manômetro. Ou, quando contida em um cilindro fechado por um êmbolo móvel, pela razão entre a força resultante exercida pelo êmbolo e sua área de contato com o gás. A temperatura dessa amostra pode ser medida diretamente com um termômetro ou espera-se que o recipiente entre em equilíbrio térmico com outro corpo ou o ambiente, a uma temperatura conhecida.
Lei de Boyle-Mariotte Também chamado processo isotérmico. Afirma que, a temperatura e quantidade de matéria constante, o volume de um gás é inversamente proporcional à sua pressão:
A lei de Charles e Gay-Lussac
Em 1787, o físico francês Jacques Alexandre César Charles, estudou as variações de volume de amostras de alguns gases e de ar, causadas por variações de temperatura.
Mais tarde, em 1802, o físico e químico francês Louis Joseph Gay-Lussac, mostrou que outros gases tinham o mesmo comportamento que os gases estudados por Charles, isto é, se uma amostra de gás é aquecida, mantendo a pressão constante, ela sofre uma aumento de volume proporcional ao aumento da temperatura. Gay-Lussac concluiu também que, partindo do mesmo valor de volume inicial, o aumento de volume era igual para todos os gases, para igual aumento de temperatura.
Representando