FUNDAMENTA O TE RICA
Permeabilidade do solo: Na geologia, permeabilidade é a taxa com qual um fluido é transmitido através de um material (tipicamente uma rocha). Isso ocorre pelo fato de que no solo existem espaços entre os grãos dos materiais, sendo esses chamados de poros, onde a água pode fluir. Se o solo possuir alta permeabilidade, a água da chuva pode encharcá-lo, assim como se a sua permeabilidade for baixa, a água da chuva pode se acumular no local ou fluir através deste. Existem três principais tipos de permeabilidade, sendo estas a permeabilidade absoluta, a efetiva e a relativa.
-Permeabilidade absoluta: A permeabilidade absoluta é uma característica de um meio poroso, permitindo que o mesmo possa transmitir fluidos.
-Permeabilidade efetiva: A permeabilidade efetiva é a capacidade de escoamento de uma fase fluida em presença de outras fases. Quando mais de um fluido preenchem os poros dos materiais do solo, a presença das fases interfere no escoamento de uma fase fluida.
-Permeabilidade relativa: É a permeabilidade efetiva normalizada por um valor característico da permeabilidade, ou seja, é a razão entre o valor da permeabilidade efetiva, por uma medida de permeabilidade, sendo essa geralmente a permeabilidade absoluta do solo. Nos solos mais finos, a permeabilidade é alta, devido a grande quantidade de poros do solo, como por exemplo, a areia, onde o fluido tem mais facilidade em se transportar. Já em solos como a Argila, a permeabilidade é baixa, pois a água n tem facilidade para fluir , devido a pouca quantidade de poros.