Fundamenta O Te Rica
Pesquisa e Prática Pedagógica IV
Prof. Dr. Reynaldo Mauá Júnior
Renato Tadeu Dos Anjos 41726 4º S B
1.1 Fundamentação Teórica
1.1.1 Pecuária
A produção pecuária corresponde ao conjunto de técnicas utilizadas e destinadas à criação e reprodução de animais domésticos com fins econômicos, esses animais são comercializados e abastecem o mercado consumidor. A pecuária integra a agricultura, pois ambas são desenvolvidas em um mesmo lugar e em determinados momentos uma atividade depende da outra.
É uma atividade ligada à criação de gado e outros animais, sendo esse ramo capaz de produzir importantes matérias-primas que abastecem as agroindústrias, como carnes para frigoríficos, peles na indústria de couro, leite para laticínios e muitos outros.
As mudanças introduzidas na política agrícola visam, assim, a estabelecer ações e medidas capazes de harmonizar o agronegócio brasileiro com a conjuntura socioeconômico-ambiental e com as demais políticas públicas. Almeja-se melhorar a relação entre o produtor rural e os demais segmentos da cadeia produtiva, assim como com os agentes financiadores do agronegócio, de modo a facilitar e ampliar o acesso ao crédito e ao seguro rural e fortalecer as iniciativas que assegurem a contribuição da agricultura nas questões relativas ao meio ambiente e à estabilidade de preços dos alimentos. (BRASIL, 2012, p. 6).
1.1.2 A pecuária se estabelece em Araçatuba
Com a crise da cotonicultura em meados do Século XX, a pecuária bovina se estabeleceu na Noroeste Paulista como cultura hegemônica no uso do espaço geográfico regional.
Segundo Monbeig (1998, apud BINI, 2008, p. 68): “Nos arredores imediatos de Araçatuba, desde 1939 podiam ser vistos casas em ruínas, pomares invadidos pelo mato e o gado pastando em velhos cafezais ou em antigos campos de algodão”.
Tal abandono barateou o preço da terra, possibilitando a especulação fundiária e a implantação da pecuária extensiva na região Noroeste do