Fundamenta O Te Rica Da Gest O
O mundo em que vivemos é uma sociedade institucionalizada e composta por organizações. Todas as atividades relacionadas á produção de bens (produtos) ou prestação de serviços (atividades especializadas) são planejadas, coordenadas, dirigidas, executadas e controladas pelas organizações. Todas as organizações são constituídas por pessoas e por recursos não humanos (como recursos físicos e materiais, financeiros, tecnológicos, mercadológicos, etc.).
A teoria das organizações (TO) é o campo do conhecimento humano que se ocupa do estudo das organizações em geral. Por seu tamanho e pela complexidade de suas operações, as organizações, ao atingirem certo porte, precisam ser administradas e a sua administração requer todo um aparato de pessoas estratificadas em diversos níveis hierárquicos que se ocupam de incumbências diferentes. A administração nada mais é do que a condução racional das atividades de uma organização.
Nesse trabalho apresentaremos uma amostra sobre os Fundamentos da gestão.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA GESTÃO
Os Fundamentos da Gestão surgiram basicamente no início do século XX com a influência dos filósofos, como Sócrates, Platão e Aristóteles, Bacon e Descartes tiveram participação logo com o surgimento da Filosofia Moderna.
A Revolução Industrial também contribuiu para os avanços da Teoria Administrativa com o desenvolvimento tecnológico, social, político e econômico da época.
Mas foi o engenheiro americano Frederick Winslow Taylor juntamente com alguns seguidores como, Emerson, Gantt, Gilbret, Fayol e Ford, que unificaram os métodos da ciência para identificar problemas na administração e garantir que as indústrias fossem mais eficazes e impulsionou, para os dias atuais, as evoluções das atividades dentro das organizações. A observação e a mensuração foram os métodos científicos mais importantes usados, inicialmente, aos problemas da administração. Taylor na época provocou uma revolução no pensamento administrativo industrial,