fundacao
Ha vários tipos de fundações. Fundacoes diretas e indiretas. As fundacoes diretas são aquelas que a carga é transmitida ao solo, predominantemente pelas tensões distribuídas sob a base do elemento estrutural de fundação,mais associadas em edificacoes pequenas, em geral nao atingem grande profundidade, de 1,5m a 3m.
As fundacoes diretas classificam-se em:
Sapatas ( e suas variacoes) : Elemento em concreto armado, usada em baixa qualidade de solo, dimensionados de forma que as tensões de tração geradas não sejam resistidas pelo concreto e sim pelo aço.
Blocos: elemento dimensionado volumetricamente para que as tensões de tração produzidas sejam resistidas pelo concreto. Usados em solo de de alta qualidade.
Radier : placa rígida, de maior custo, instalada sob a projeção ortogonal da edificação para absorver a carga (puntual ou linearmente distribuída) e a conduzir para o solo. Usada em solo de ma qualidade.
Tubuloes: elemento de fuste cilíndrico, muito usado, que impõem descida de operário.
Fundacoes indiretas:
Sao aquelas, que a transeferencia de carga se da predominantemente por atrito lateral, mas tambem existe transferencia pela ponta. Podem ser considerados, além do concreto, o aço e a madeira como materiais adequados à conformação de elementos de fundação indiretas (estacas) pré-moldados ou moldados in loco, em geral, através de processos especificamente mecanizados. Com flexibilidade de uso, permitindo que suportem cargas de grandes e pequenos portes. Garantida pelas diferentes materias que se compoe, como:
Pre- modaldos: