Fund Comex
Assuntos abordados:
Definição de Comércio Internacional e Comércio Exterior
Rota da Seda
Relação com outras disciplinas
Teorias do Comércio Exterior
Comércio internacional e Comércio Exterior
Definido como relações econômicas entre os diferentes países, através da importação e exportação de produtos. Presente desde muito tempo na história da humanidade. Devido à importância tornou-se assunto frequente, devido ao seu contexto social e político, visando à proteção do mercado e a economia dos países. A política de protecionismo fez surgir acordos e regulamentos como a OMC - Organização Mundial do Comércio (1995) e Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (1964), atuando na promoção do equilíbrio do comércio Global.
Rota da Seda
Diversas rotas entre a Ásia do sul e o Oriente Médio para comercialização da seda. As embarcações oceânicas foram fundamentais para a descoberta do caminho marítimo para a Índia.
Influência do Comércio Exterior nas outras disciplinas (abrangência)
O comércio Exterior influencia e impacta em diversas disciplinas como é o caso da engenharia através da industrialização. Aplicação de sistemas e tecnologias de informação. Administração de recursos e sua aplicabilidade, entre outros.
Teorias do comércio Exterior
Principais:
Teoria das Vantagens absolutas
A base da teoria é maior produtividade-menor custo, ou seja, cada país deveria especializar-se nos produtos que tem vantagem absoluta em termos de produtividade, ou seja, em que o número de horas de trabalho requerido para a produção é menor. O principal objetivo de Adam Smith, ao propor a livre troca, era a abertura dos mercados internacionais aos produtos industriais ingleses.
Teoria das Vantagens Comparativas ou Vantagens Relativas
A Teoria das Vantagens Comparativas foi formulada por David Ricardo em 1817. O Princípio sugere que cada país deva se especializar na produção daquela mercadoria em