FUND COMÉRCIO EXTERIOR GST0304 AULAS 1 a 5 ESTACIO EAD
10373 palavras
42 páginas
FUND DE COMÉRCIO EXTERIOR - GST0304 – PAG. 1Aula 01: Panorama econômico atual
Introdução
Para traçarmos um panorama do comportamento mundial e de seu respectivo impacto no comércio exterior brasileiro, apresentaremos o desenvolvimento da China e de Brasil, dois países emergentes, como fenômenos importantes nesse processo de transformação.
LÍDERES POLÍTICOS
Deng Xiaoping
A segunda maior economia mundial, há quarenta anos, mergulhada na revolução cultural maoísta e fechada para o comércio internacional, começou a se abrir com uma “economia de mercado socialista” a partir de Deng Xiaoping, em
1978. Levou à China o melhor dos dois sistemas político-econômicos e tirou o país do atraso que durou até a morte de Mao
Tsé-tung, em 1976.
Mao Tsé-tung
Contribuiu para a inclusão do camponês na economia chinesa, mas foi Deng Xiaoping que, tendo trabalhado como metalúrgico em uma fábrica da Renault, na França, pôde entender que a real inclusão social se dá através da educação e da especialização. Mao desenvolveu um “socialismo de livre mercado” e promoveu modernizações que começaram nos estados e municípios à base de investimentos em educação e infraestrutura para crescer exponencialmente ao longo dos últimos trinta anos em que a China vem conquistando o mercado internacional.
O FENÔMENO CHINA
Campos agrícolas que deram lugar a metrópoles, ingresso de pessoas no mercado consumidor e uma economia extremamente focada na exportação. Isso tudo fez da China um caso de sucesso mundial, colecionando índices de crescimento incomparáveis às demais economias do mundo que se fartam de produtos baratos vindos de lá.
A crítica mais ferrenha aos produtos chineses está na qualidade dos produtos oferecidos, mas não é bem assim. há
China pra todos os gostos.
Segundo pesquisa do Banco Mundial, os produtos de alta tecnologia vêm aumentando a sua participação na pauta das exportações chinesas.
Outro assunto polêmico envolve a mão de obra mal remunerada. Com saúde e educação subsidiada pelo Estado