funcoes organicas
Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica. As principais Funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas, haletos. Os compostos que possuem átomos de O, N ou elementos da família dos Halogênios (Cl, Br, F, I),ligados diretamente à cadeia carbônica, passam a ser classificados como: Funções orgânicas contendo Oxigênio, Nitrogênio ou Haletos. Todas as Funções Orgânicas, com as características específicas, propriedades e principais substâncias que fazem parte desta classe orgânica.Devido ao elevado número de composto orgânico que existem, foi necessário agrupá-los em funções orgânicas. As substâncias foram classificadas de acordo com suas propriedades semelhantes e composição para melhorar o estudo destes compostos, assim como os compostos inorgânicos.
As principais funções orgânicas são: hidrocarboneto; álcool; fenol; aldeído; cetona; éter; éster; ácido carboxílico; amina; amida; nitrila e haleto.
HIDROCARBONETO
Os hidrocarbonetos são a função mais simples da Química Orgânica. A partir do conhecimento desta função é possível montar com facilidade as demais funções.
Os hidrocarbonetos têm grande importância para a Indústria Química. O petróleo e o gás natural são fontes de hidrocarbonetos. É o ponto de partida para a produção de combustíveis, plásticos, corantes e tantos outro produtos úteis ao homem.
Hidrocarbonetos são compostos orgânicos formados exclusivamente por hidrogênio e carbono.
Por isso o nome hidrocarboneto (hidro = H e carboneto = C). Sua fórmula geral é CxHy
Exemplos:
Propano (C3H8): presente no gás de cozinha GLP Octano (C8H18): gasolina
Os hidrocarbonetos se dividem de acordo com a sua estrutura e tipo de ligações entre