funcoes do primeiro e segundo grau
Neste presente trabalho abordaremos assuntos relativos as funções do 1ᵃ e 2ͣ grau, que seguindo o seu conceito função do 1 grau é aquele que obedece a a seguinte lei f(x) = ax + b sendo a e b números reais e a ≠ 0, e a função do 2 grau é aquela que F(x)= ax + bx+ c e sendo a ≠ 0 e a sua concavidade é sempre uma parábola. De uma maneira geral ou em suma função quadratica é toda função de variável real qu pode definir-se por uma expressão analitica exemplo a formula acima citada,,tendo as letras a,b,c conhecidos por números reais e o a ≠ 0, esboçaremos variedades de gráficos de modo a facilitar a percepção do leitor, nas quais cada item esta a explicar cada passo nos casos que te serão apresentados a seguir.
Função de 1º grau
Definição
Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função f de IR em IR dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a0.
Significado dos coeficientes a e b
O coeficiente de x, a, é chamado coeficiente angular da reta e, como veremos adiante, a está ligado à inclinação da reta em relação ao eixo Ox.
O termo constante, b, é chamado coeficiente linear da reta. Para x = 0, temos y = a · 0 + b = b. Assim, o coeficiente linear é a ordenada do ponto em que a reta corta o eixo Oy. Função de 1º grau.
Na função f(x) = ax + b, o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante.
Exemplos de funções polinomiais do 1º grau: f(x) = 5x - 3, onde a = 5 e b = - 3. f(x) = -2x – 7 , onde a = -2 e b = - 7 f(x) = 11x, onde a = 11 e b = 0·.
Gráfico
O gráfico de uma função polinomial do 1º grau, y = ax + b, com a0, é uma reta oblíqua aos eixos Ox e Oy.
Exemplo:
Vamos construir o gráfico da função y = 3x - 1:
Como o gráfico é uma reta, basta obter dois de seus pontos e ligá-los com o auxílio de uma régua:
a) Para x = 0, temos y = 3 · 0 - 1 = -1 ; portanto, um ponto é (0, -1).
b) Para y = 0, temos 0 = 3x - 1; portanto, e outro ponto é