Funcoes administrativas
1. Função Administrativa
Administração consiste na gestão, controle e direcção de empresas públicas ou privadas, tendo como objectivo maior produtividade e lucratividade. Para se chegar a isto, o administrador avalia os objectivos organizacionais e desenvolve as estratégias necessárias para alcançá-los. Este profissional, no entanto, não tem apenas esta função teórica, ele é responsável pela implantação de tudo que planejou e, portanto, vai ser aquele que define os programas e métodos de trabalho, avaliando os resultados e corrigindo os sectores e procedimentos que estiverem com problemas.
Como é função do administrador que a produtividade e os lucros sejam altos, ele também terá a função de fiscalizar a produção e, para isto, é necessário que fiscalize cada etapa do processo, controlando inclusive os equipamentos e materiais envolvidos na produção, para evitar desperdícios e prejuízos para a empresa. Para que tudo seja funcional, o administrador também faz um estudo do aproveitamento da mão-de-obra, actuando, inclusive, na admissão e contratação dos funcionários, estabelece as relações da empresa com contratados, tudo garantir que o conjunto de factores seja responsável pelo sucesso da empresa.
2. A Natureza do Planejamento
2.1. Conceito de Planejamento
Planejar é decidir antes o que se fará depois . Planear , no entanto , e uma das funções administrativas que consistem em um processo complexo , decisório , fundamental , continuo e intelectual de determinação consciente de cursos de acção , apoiado em factos , estimativas e percepções submetidas à analise , e posto em acção , sem o que de nada adiantaria tal processo .
2.2. Dependência
Para se executar a função de panejamento dependemos da existência de cursos opcionais de acção. Quando isto não ocorre, não poderá também existir o planejamento.
Uma outra dependência que actua de forma mais coercitiva é as mudanças. Actualmente temos não so as mudanças tecnológicas e