Funcionamento Helices
Na geometria uma hélice é uma forma traçada como uma mola, parafuso ou espiral, ou, mais corretamente helicoidal. Em matemática, a hélice é descrita como uma curva no espaço tridimensional que combina um movimento de rotação em torno de um ponto com um movimento de translação deste ponto. Hélice é um termo andrógino que designa um conjunto de pás com um mesmo centro, que ao ser girado segundo o seu eixo causa propulsão e cada pá descreve no espaço uma trajetória que de fato é uma hélice geométrica. Este instrumento de propulsão ou tração que converte energia mecânica em movimento.
Funcionamento
A hélice de uma aeronave consiste de duas ou mais pás conectadas ao cubo central no qual essas pás são fixadas. Cada pá é essencialmente uma asa rotativa, toda pá é um perfil aerodinâmico capaz de gerar uma sustentação. Essa força de sustentação no plano em que a pá se desloca recebe o nome de tração ou propulsão. A força necessária para girar a hélice é retirada da parte motopropulsora. A hélice é montada na extensão do eixo de manivelas dos motores alternativos de baixa potência, ou no eixo da hélice, nos motores alternativos de maior potência e nos motores tubo-hélices, sendo que este eixo é conectado a uma caixa redutora ligada ao eixo do motor; o objetivo é reduzir a rotação do motor para uma rotação na qual a hélice consiga trabalhar, com isso esses motores são capazes de desenvolver um torque maior.
Fatores Aerodinâmicos
Uma aeronave se deslocando no ar cria uma força oposta ao seu movimento conhecida como força de arrasto. Para uma aeronave manter-se em voo é necessário uma força de igual intensidade e em sentido contrário, essa força é conhecida como tração, o trabalho realizado pela força de tração nada mais é que essa força de tração multiplicado pela distância deslocada (W= T x D).
Uma hélice bem projetada tem uma eficiência de 50% a 87% quando está trabalhando no melhor regime. Há vários fatores que contribuem para a eficiência de uma hélice