Funcionamento dos capacitores em circuitos de correntes contínuas
Um capacitor (ou condensador) é um dispositivo eletro-eletrônico que serve para armazenar energia elétrica no campo elétrico existente no seu interior.
Para entendermos o seu funcionamento, vamos inicialmente considerar um corpo carregado ou um gerador de cargas elétricas conectado a uma esfera condutora de raio R, imersos num meio cuja constante eletrostática é k, conforme indica a figura 1.
meio k
Gerador de Cargas Esfera Condutora
Figura 1 - Carregamento (eletrização) de uma esfera condutora por contato com um gerador de cargas.
Os capacitores comuns são formados por duas peças de material condutor separadas por um material isolante. Conforme figura 2.
Figura 2.
Quando uma tensão é aplicada entre estas placas condutoras, chamadas armaduras, ele se carrega: uma armadura armazena cargas positivas e a outra armazena cargas negativas.
A quantidade de cargas na armadura positiva é a mesma armazenada na armadura negativa, apenas tendo polaridade oposta.
TIPOS DE CAPACITORES
A forma como os capacitores são construídos pode variar assim como o tamanho dependendo de quanto de carga se deseja que eles armazenem.
As diferenças entre os tipos são importantes, pois conforme o material usado como dielétrico, podem se manifestar propriedades específicas que tornam os capacitores ideais para determinadas aplicações.
O material isolante, denominado dielétrico normalmente dá nome ao capacitor (mica, poliéster, cerâmica, etc.).
Assim, enquanto os capacitores cerâmicos e de mica são indicados para circuitos de altas frequências, os de poliéster e eletrolíticos são indicados para aplicações em circuitos de corrente contínua e baixas frequências.
Determinados tipos de capacitores como os eletrolíticos, são polarizados.
Isso significa que eles possuem uma armadura que sempre deve ser positiva e uma que sempre deve