Capacitores
1. Introdução ao capacitor
Também chamado de condensador, ele é um dispositivo de circuito elétrico que tem como função armazenar cargas elétricas e conseqüentemente energia eletrostática, ou elétrica. Ele é constituído de duas peças condutoras que são chamadas de armaduras (ou placas). Entre essas armaduras existe um material que é chamado de dielétrico. O dielétrico é uma substância isolante que possui alta capacidade de resistência ao fluxo de corrente elétrica.
Dentre os diversos tipos de capacitores existentes podemos citar:
Capacitores de mica
Capacitores de papel
Capacitores Stiroflex
Capacitores de polipropileno
Capacitores de poliéster
Capacitores de policarbonato
Capacitores cerâmicos
Capacitores eletrolíticos (alumínio);(tântalo)
Em um circuito eletrônico, um capacitor é indicado da seguinte forma:
Uma maneira de se carregar um capacitor é ligando os seus terminais aos terminais de uma pilha, como ilustra a figura abaixo:
• A placa do capacitor conectada ao terminal negativo da pilha aceita os elétrons que a pilha produz
• A placa do capacitor conectada ao terminal positivo da pilha perde os elétrons para a pilha
• Depois de carregado, o capacitor possui a mesma tensão que a pilha (1,5 volts na pilha significa 1,5 volts no capacitor).
2. Aplicação dos capacitores
Os capacitores são empregados nos mais variados circuitos elétricos e desempenham sempre um papel muito importante, que é o de armazenar cargas elétricas para depois descarregá-las em um determinado momento específico, um exemplo simples é o flash das máquinas fotográficas, a pilha carrega o capacitor do flash durante vários segundos, e então o capacitor descarrega toda a carga no bulbo do flash quase que instantaneamente. Os grandes lasers também utilizam esta técnica para produzir flashes muito brilhantes e instantâneos. Os capacitores são usados também em circuitos