Circuitos Retificadores
Disciplina: Eletrônica Analógica e Digital
Circuitos Retificadores
Alunos: Ana Paula Fidelis Cassiano Nakaoka Cícero Camargo Cynthia Braz
Prof. Gabriel Bachur
Prof. Carlos Mateus
Abril/2014
Introdução
Circuito retificador é aquele que transforma um sinal de corrente alternada em corrente contínua, ou seja, impede que haja mudança de sentido de fluxo de corrente elétrica.
A energia elétrica disponível através das redes de distribuição apresenta-se sob a forma de corrente alternada, pois esta é a forma mais eficaz de transmissão a longas distâncias, entre outros motivos. Entretanto, diversas aplicações domésticas exigem o uso de corrente contínua, como por exemplo, os aparelhos eletrônicos. É necessário, então, um sistema que transforme de uma forma para outra.
É geralmente utilizado em projetos de fontes de alimentação CC.
É formado basicamente por elementos semicondutores, tais como diodos, SCR's e outros transistores, utilizados em configurações chamadas de retificador de meia onda e retificador de onda completa ou com tape central, incluído na categoria de onda completa. Circuitos retificadores de diodos semicondutores para fontes de alimentação em equipamentos eletrônicos estão tendo aplicações cada vez maiores. As vantagens dos retificadores de diodo semicondutor são: seu pequeno tamanho físico, funcionamento imediato sem qualquer tempo de aquecimento, temperatura baixa de funcionamento e dispensa de tensões de filamento.
Objetivo O objetivo desta prática é analisar a transformação de tensão alternada em continua utilizando o diodo proposto (1N 4007), diferenciando os circuitos retificadores de meia-onda e onda-completa, explicando o funcionamento de cada circuito retificador e enumerando as vantagens e desvantagens de cada tipo.
Materiais utilizados Osciloscópio
Multímetro
Protoboard