Funcionamento do sistema de captação
O funcionamento de um sistema de coleta e aproveitamento de água pluvial consiste na captação da água da chuva que cai sobre a área de captação da edificação. A água é levada até o local de armazenamento através de calhas, condutores horizontais e verticais, passando por equipamentos de filtragem e descarte de impurezas. Em alguns sistemas é utilizado dispositivo onde as primeiras águas de chuva são descartadas pois trazem impurezas da área de captação. Depois de passar pelo filtro, a água é armazenada em um reservatório inferior, e bombeada a um segundo reservatório elevado, do qual as tubulações destinadas a água pluvial irão distribuí-la para o consumo onde não requer água tratada.
As normas NBR 5626- 2004 - Instalação predial de água fria, e NBR 10844-
1989 - Instalações prediais de águas pluviais, fornecem os requisitos para o aproveitamento de água de chuva em áreas urbanas. A concepção do projeto do sistema de coleta de água de chuva deve atender as especificações contidas nessas normas.
Os limitadores do sistema serão o volume fornecido de água, a superfície de coleta e o índice pluviométrico da região 5
Área de captação
É a cobertura da edificação, que pode ser feita de telhas de diversos materiais como: cerâmica, fibrocimento, zinco, etc. Ou até mesmo a laje da cobertura.
Separador das primeiras águas
Utilizado para que impurezas depositadas no telhado possam ser separadas e dispensadas antes do armazenamento. Este desvio tem um volume determinado.
Condutores e calha
Fazem o caminhamento da água da cobertura ao reservatório inferior. Para melhor eficiência deve-se levar em consideração no dimensionamento a vazão captada e a inclinação até o condutor vertical.
Filtro
Instalado antes que a água chegue ao reservatório inferior, pode ser até mesmo uma tela ou filtro industrializado para evitar a entrada de folhas, galhos, etc.
Reservatórios
Deve-se levar em conta os seguintes critérios: