Funcionamento de uma fotocopiadora
Curso Bacharelado em Ciência da Computação
Física para Computação
Funcionamento de um Fotocopiadora.
Jataí 25 de Agosto de 2010
Funcionamento de uma Fotocopiadora?
Seu funcionamento está baseado nos princípios da eletricidade estática ou seja tem sua principal característica centrada na utilização de cargas elétricas para a obtenção das cópias, diferente de antigamente que se utilizava papel umedecido com substâncias químicas para obtenção das copias.
Originalmente, no processo conhecido como Light-Lens, um cilindro foto-sensível era carregado com a imagem refletida do original através de espelhos. Após essa etapa, forma-se uma imagem latente do original na superfície do cilindro. O cilindro recebe uma carga de material conhecido como toner ou tonalizador que é atraído pelas cargas que formam a imagem. O toner é então transferido para o papel, também através de cargas elétricas, e então fixado ao mesmo em processo que envolve calor e pressão. Nos dias de hoje, a imagem latente é formada no cilindro com o uso de raios laser ou diodos emissores de luz LED, no processo chamado de digital semelhante às impressoras a laser.
Eletrostática
Junto ao cilindro fotocondutor é colocado um fio muito fino de material condutor com a finalidade de carregá-lo eletrostaticamente. Como ele está próximo do cilindro e este está no escuro (torna-se semicondutivo), essa tensão vai gerar cargas elétricas que irão carregar toda a área do cilindro fotocondutor. Dessa forma, a superfície do cilindro passará a ter uma camada uniforme de cargas negativas.
Revelação
A revelação da imagem, que será realizada utilizando-se o toner o qual é composto pormagnetita e por uma resina plástica, e possui carga total positiva. Ele fica depositado num recipiente que chamamos de unidade de revelação. Nessa unidade é aplicada uma alta tensão que, diferentemente da unidade de carga primária, é alternada. O principal motivo para a utilização da alta