Funcionamento de uma ETAR
Índice
Introdução 1
Água 2
Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) 3
Funcionamento e Processos de uma ETAR 4
Vantagens e desvantagens de uma ETAR 12
ETAR de Setúbal, Águas do Sado 13
Conclusão 15
Sitegrafia 15
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Tecnologia Química, modulo 7, ETAR, lecionado pela professora Sara Cabral.
O objetivo deste trabalho é dar a conhecer aos alunos o que é uma ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais), o seu funcionamento e os diversos tratamentos que as águas residuais estão submetidas.
Neste trabalho vai ser abordado o funcionamento integral de uma ETAR, onde será apresentado um conceito e de seguida os diversos processos e tratamentos para as águas residuais. Depois, irá ser abordada a visita de estudo efetuada no dia 17 de Junho á ETAR de Setúbal e por fim uma breve conclusão.
Água
A água é o composto mais importante existente na superfície terrestre. Constitui um elo importantíssimo na manutenção das cadeias alimentares e na realização das mais importantes reações ao nível dos seres vivos.
Desde a revolução industrial, no século XVIII, que o Homem tem contaminado o ambiente com os resíduos excedentes da sua produção ou atividade.
Nesta época, os rios e os mares eram os principais destinos deste tipo de resíduos que, ao serem lançados diretamente, operavam grandes prejuízos na fauna e na flora do local, levando à propagação de doenças como a cólera, a febre tifoide ou as hepatites.
Com o avanço da tecnologia e com o aumento da consciência ambiental, a água proveniente do uso doméstico, comercial, industrial e agrícola passou a ser desviada para um sistema de drenagem a que damos o nome de esgotos.
Devido ao facto destas acumulações de resíduos serem ricas em organismos patogénicos como vírus, bactérias, protozoários e fundos é de primordial