Etar Colares
Importância da Água
A água é fundamental para o planeta. Foi nela que surgiram as primeiras formas de vida e se originaram as formas terrestres. A evolução dos seres vivos sempre foi dependente da água.
Existe uma falsa ideia de que os recursos hídricos são infinitos. Há muita água no planeta, mas menos de 3 % da água da Terra é doce, da qual mais de 99% se apresenta congelada nas regiões polares ou em rios e lagos subterrâneos, o que dificulta sua utilização pelo Homem.
A água é o elemento mais importante para a vida humana. Compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal, regula a nossa temperatura interna e é essencial para todas as funções orgânicas.
Em média, o nosso organismo precisa de 5 litros de água por dia, por isso temos que garantir uma água segura, com qualidade, pura e cristalina.
A água que abastece uma cidade, se não for tratada, pode tornar-se um meio de transmissão de doenças.
O controle da qualidade é uma medida que tem como objectivo garantir a saúde da população e deve ser exercida em meios urbanos e rurais.
Problemas de Distribuição e Fornecimento de Águas
“Em Sintra, a primeira distribuição de águas de que há notícia data do último quartel do século XIX. Embora a Serra de Sintra tivesse água em abundância, a administração municipal sentiu necessidade de recorrer ao regime de concessão a um particular para resolver eficazmente o problema do abastecimento de água à vila, que se agravava na época da estiagem. Assim, em 1888, era inaugurada a rede de abastecimento de água em regime de concessão a um particular, Paulo de Azevedo Chaves, como forma de resolver o problema do abastecimento de água à vila.
A falta de água e de cumprimento das obrigações por parte do concessionário levou à rescisão do contrato por parte da Câmara no início da década de vinte, quando a Câmara assinou uma escritura onde se comprava por 22 mil escudos os "créditos privilegiados" sobre os herdeiros do concessionário Paulo de Azevedo Chaves. Em 1922, o