funcionalismo
A sua relação com a componente física e conseqüente produção de comportamento , recorrendo exclusivamente à caracterização dos eventos e fenômenos mentais através dos seus papéis funcionais . É fortemente influenciado por outras teorias psicológicas de diversas correntes behavioristas . Procura no entanto tapar as suas insuficiências e tendências excessivas de eliminativismo .
Existe diversas correntes funcionalistas com abordagens destaca-se elas :
*Funcionalismo computacional
*Psico-funcionalismo
*Funcionalismo analítico
Funcionalismo computacional : Introduzida por Putnam e Fodor na década de 60 , a teoria computacional da mente baseia-se sobretudo nas teorias psicológicas behavioristas , mas apresenta igualmente influências de teorias acerca da inteligência artificial que despontavam na época. O funcionalismo computacional pretende definir o cérebro como uma máquina de tratamento de informação , máquina essa que através de um programa no caso a mente processa a informação que chega através de uma entrada , que uma vez processada e convertida esta é reenviada para o meio através de uma saída.
Psico-funcionalismo : Outra corrente funcionalista é o psico-funcionalismo. Esta variante apoia-se bastante nas teorias da psicologia cognitiva, segundo as quais é possível explicar o comportamento humano através do estudo dos fenómenos supostamente subjacentes, tais como disposições comportamentais, atitudes proposicionais, pensamentos, sensações e outros fenómenos mentais. Para tal é contudo necessário recorrer exclusivamente a métodos científicos sofisticados não sendo compatível, ao contrário do funcionalismo computacional, com métodos de introspecção oriundos do