Funcao social das universidades
Com a finalidade de transmitir a cultura dos grupos ás novas gerações e formar o ser humano como membro integrante do grupo, foi criado as escolas.
Diversos tipos, particulares, confessionais, profissionalizantes, publicas, acadêmicas, cada um atendendo cada interesse. Nos atuais o modelo de desenvolvimento e da manutenção do sistema econômico e social, conhecido como capitalismo industrial e financeiro. Em termos sociais o trabalho era obrigação de escravos, já hoje em dia no sistema capitalista, o trabalhador se especializou e ganhou por isso. Escolas formais como a de Platão chamada academia platônica, que é da cidade de Atenas e lá fez sua historia. Durante a idade média foram criadas escolas visando a formação de cidadãos. As igrejas e os mosteiros foram os primeiros locais de funcionamento das escolas medievais. Também na idade media, surgiram as primeiras universidades, com tema da cultura e de novo humanismo. Que logo ameaço o poder da igreja. Já na idade moderna, em decorrência dos avanços científicos e tecnológicos, surgiram escolas de formação acadêmica e profissionalizante. Os governos em geral não incentivam muito o desenvolvimento de escolas criticas. Portanto a escola seria um lugar critico onde não haveria mais lugar a palavra formação. Ninguém mais viria para a escola para se formar e se preparar para o trabalho. A escola seria o lugar em que os alunos e professores viriam para testar a atualidade de seus conhecimentos. A situação atua das escolas, constata a falência do sistema de educação. Em qualidade de ensino muitos procuram as notas do provão ao que deveria ser a empregabilidade após a conclusão.
É possível ser solidário nos dias de hoje? No atual momento é possível ser solidário, mais para as pessoas conhecidas do que desconhecidas, pois a retribuição da solidariedade está difícil.
O que significa ser solidário? É ajudar e apoiar o próximo, não importando o que , e a aonde.Alem de