FUNC ES BIOLOGICAS DO SISTEMA NERVOSO
Hoje nos vamos começar a estudar uma das partes específicas da porção sensorial do sistema nervoso, porque diante daquela primeira aula que vocês tiveram de introdução, aprenderam que o sistema nervoso é o sistema que controla todos os comandos motores do nosso corpo, e para isso ele é subdividido em SNC e SNP. Para que o sistema nervoso ele possa controlar todas as respostas motoras do nosso corpo, se faz necessário que estímulos sensoriais sejam gerados. E que estímulos sensoriais são esses? São aqueles estímulos que vão está excitando os receptores sensórias, que vão sofrer uma integração a nível do SNC e vão mandar algumas respostas motoras.
O olfato e o paladar são considerados sentidos químicos porque estão relacionados com a capacidade que a gente tem de sentir o paladar e de identificar o odor, que é o cheiro. Porque estou fazendo essa breve introdução? Porque o estímulo nervoso ele não vai conseguir exercer seu papel se ele não for estimulado, no entanto, às vezes a gente tem uma vaga impressão de que o estímulo ele tem que ser algo interno, onde na verdade ele pode ser algo externo também, como por exemplo, agora neste momento quais são os estímulos sensoriais que o corpo de vocês estão respondendo? Quais os estímulos sensoriais que nos temos nessa sala? TEMPERATURA, VISÃO, ESTÍMULO AUDITIVO, TATO... Então, todos esses estímulos sensoriais, seja ele visual, auditivo, mecanorreceptores, tato, paladar, olfato... Eles precisam existir para que o organismo tenha algo a que responder, e essa resposta ela se dá de forma motora, porque ela vai está relacionada aos órgãos efetores. E que órgãos efetores seriam esses? Músculos e glândulas.
O sistema nervoso ele tem a porta de entrada, que é a parte sensorial; ele tem a parte de associação ou a área integrativa, que normalmente é representada pela medula e pelo tronco; e depois vem a resposta motora. Existe uma via que é única? Não. A complexidade do sistema nervoso está