Fun A Glicoca
288 palavras
2 páginas
Os carboidratos, que são exclusivamente encontrados na monocamada externa de membranas plasmáticas, interagem ora com proteínas (glicoproteínas), ora com lípides (glicolípides), formando uma estrutura denominada glicocálice. O glicocálice desempenha inúmeras funções e elas refletem, na verdade, funções desempenhadas por seus componentes. Por exemplo, a inibição do crescimento celular por contato depende de glicoproteínas do glicocálice. Se tais proteínas forem perdidas ou modificadas, como acontece em alguns tumores malignos, mesmo o glicocálice ainda existindo, esta função será comprometida. O glicocálice é importante na adesão e reconhecimento celular, na determinação de grupos sanguíneos, entre outras funções. Função glicocálice: proteção, filtração, sistemas enzimáticos, reconhecimento celular, função antigênica. Membrana celular:
É constituido por hidratos de carbono, e proteínas (ou lipídios)
São porções glicídicas dos glicolipídeos que fazem saliência na membrana
Glicoproteínas do glicocálice: fibronexus (conjunto de actina, vinculina e fibronectina) tem a função de unir o citoesqueleto de uma célula a superfície de outra ou a matriz extracelular.
Laminina: secretada pleas células do tecido epitelial de revestimento, ligando-se ao colágeno por meio desta glicoproteína.
A conposição do glicocálice não é estática, ela varia conforme o tipo celular, região da membrana e atividade funcional da célula no momento.
Os carboidratos, que são exclusivamente encontrados na monocamada externa de membranas plasmáticas, interagem ora com proteínas (glicoproteínas), ora com lípides (glicolípides), formando uma estrutura denominada glicocálice. O glicocálice desempenha inúmeras funções e elas refletem, na verdade, funções desempenhadas por seus componentes. Por exemplo, a inibição do crescimento celular por contato depende de glicoproteínas do glicocálice. Se tais proteínas forem perdidas ou modificadas, como acontece em alguns tumores malignos, mesmo o