Fun es dos jogadores de futsal
Geralmente é o atleta encarregado de desarmar as jogadas dos adversários, são atletas de excelente marcação. Hoje também são criadores de jogadas, com bom remate de longa distância. Deve ter grande senso de distribuição de jogo e cobertura. O fixo deve ter bom sincronismo com os alas e com o goleiro na marcação. O pivô adversário é quem marca o fixo, por isso ele deve saber deslocar-se, para sair nas costas do adversário e criar situações de vantagem no ataque. Antecipação é fundamental para ser um bom fixo.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - Os fixos devem ter agilidade, impulsão, força, coordenação e velocidade de reação.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - antecipação, marcação, remate, passe e deslocamentos.
CARACTERÍSTICAS TÁCTICAS - colocação, entrosamento com o guarda-redes, noção de cobertura, domínio da antecipação, saber usar o corpo e noção de ocupação de espaço.
CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS - coragem, controlo emocional, tranquilidade, decisão, determinação e iniciativa.
FUNÇÃO DOS ALAS
São responsáveis por desenrolar as jogadas. Devem deslocar-se constantemente, com ou sem bola. É importante ter na equipe sempre um jogador destro e um canhoto em cada ala. Normalmente os alas jogam em posições invertidas (ala direito no lado esquerdo e ala esquerda no lado direito). Os alas devem ser jogadores que utilizam bem os espaços vazios da equipe, com grande percepção das jogadas e precisão nos passes. Devem saber marcar e atacar na mesma proporção, ter excelente controlo de bola, dribles e boa finalização são características importantes para os alas.
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - Os alas devem ter: agilidade, resistência aeróbia e anaeróbia, coordenação, força e velocidade.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS - drible, passe, deslocamentos, condução, remate e marcação.
CARACTERÍSTICAS TÁCTICAS - desenrolar das jogadas, coberturas, atacar e defender, boa finalização, criatividade e visão de jogo.
CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS - coragem, combatividade, controlo emocional,