ATPS CONTABILIDADE TRIBUTARIA ETAPA 2
No Brasil temos o diferencial de alíquotas e tributação, atualmente há três tipos de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional (ME e EPP).
Alíquotas: IRPJ 15% ou 25% IRPJ 15% ou 25%
O Imposto Simples, a porcentagem varia conforme a atividade exercida da empresa:
Alíquotas: CSLL 09% CSLL 09% PIS 1,65% PIS 0,65% COFINS 7,60% COFINS 3,00%
LUCRO REAL:
O lucro real representa a apuração do IRPJ e CSLL são resultados obtidos através do lucro ou prejuízo (Receitas - Despesas), com alíquota de 15% ou 25% de IRPJ e 9% de CSLL sobre o lucro em apuração, temos duas formas de apuração a trimestral e anual. A apuração trimestral, e calculada com base no resultado apurado no fim de cada trimestre, a apuração anual e a antecipação dos tributos mensalmente, com base no seu faturamento mensal.
O lucro presumido e a apuração do IRPJ e CSLL são resultados obtidos através do lucro da empresa, os administradores com base em relatórios contábeis terão a análise do lucro que a empresa terá durante o período do exercício.
Com a alíquota de 15% ou 25% de IRPJ e 9% de CSLL, a sua forma de apuração é a trimestral e estes tributos incidem sobre o faturamento sobre as vendas 1,6% a 32% dependendo da atividade da empresa.
SIMPLES NACIONAL (ME E EPP):
No simples nacional a apuração dos impostos tem uma única tributação. Porem existe inúmeras restrições legais para este tipo de tributo conforme a lei 9.317/96 e são tributadas dependendo do tipo da atividade que se aquedar pertinente o faturamento da empresa.
EXISTÊNCIA DOS TRIBUTOS:
Os tributos devem ser revertidos em benefícios para a população, como melhoras da educação, saúde, transporte, segurança entre outras.
IMPOSTO: pagamento realizado pelo contribuinte para custear a máquina pública, isto é, gerar, compor o orçamento do estado.
TAXA: é a cobrança que a administração faz em troca de algum serviço público, neste caso, há um destino certo para a aplicação do dinheiro, diferentemente do