Fumicultura
Santa Cruz do Sul
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Direito
Curso de Administração
Tabaco Sustentável
Como a fumicultura afeta a economia a região de Santa Cruz doSul
Trabalho de Projeto-Pesquisa para a disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa
Acadêmico:
Caroline Machado
Orientadora:
Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
Novembro de 2011
Tabaco Sustentável
Como a fumicultura afeta a economia da região
Por
Caroline Machado
Projeto de Pesquisa do Curso de Administração e Contábeis da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Direito, da Dom Alberto de SCS.
Santa Cruz do Sul, RS, Brasil
Novembro de 2011
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 JUSTIFICATIVA 4
3 OBJETIVOS 15
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 16
5 METODOLOGIA – REFERÊNCIA INICIAL 17
6 CRONOGRAMA 18
7 BIBLIOGRAFIA 19
1 INTRODUÇÃO
A fumicultura é uma atividade agrícola caracterizada pela produção familiar e absorção maciça de mão-de-obra em pequenas propriedades, desenvolvida, atualmente, em 787 municípios nos três Estados da região sul do país, gerando vários empregos diretos e indiretos. Entretanto, existem também um conjunto de iniciativas locais, regionais e nacionais de substituição da cultura do fumo, visto as projeções internacionais de redução mundial de consumo. Esta redução do consumo mundial obedece à crescente tomada de consciência no mundo dos comprovados riscos para a saúde dos produtos derivados do tabaco - tabagismo, tabagismo passivo, uso de agrotóxicos, doença da mão verde, etc.
O propósito do presente trabalho é analisar, conhecer e compreender melhor a estória da fumicultura, abrangendo argumentos como a rentabilidade, a preocupação com o meio-ambiente, a empregabilidade, a diversificação na agricultura, o melhoramento de cultivares, a exportação do produto e sua economia.