REPRESENTAÇÃO DA PROTENSÃO POR CARREGAMENTOS EQUIVALENTES
Brasília, DF – Brasil
Jornadas Sul-Americanas de Engenharia Estrutural
REPRESENTAÇÃO DA PROTENSÃO POR CARREGAMENTOS EQUIVALENTES
THIESEN, Julliano Roberto (1); LORIGGIO, Daniel Domingues (2).
(1) Engenheiro Civil, Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina,
Brasil. E-mail: jrteng@tutopia.com.br
(2) Doutor, Professor Titular do Departamento de Engenharia Civil da UFSC, Supervisor do LAE –
Laboratório de Análise de Estruturas, Brasil. E-mail: loriggio@ecv.ufsc.br
RESUMO
A utilização crescente de protensão em estruturas convencionais de concreto armado, tais como lajes de edifícios e reforços estruturais, vem incentivar a criação de ferramentas para facilitar a análise pelos projetistas.
A representação da protensão, nas estruturas, pode ser feita de maneiras diferentes, de acordo com a conveniência ou tipo de estrutura. Quando se trata de estruturas hiperestáticas, a representação destas ações, por esforços solicitantes iniciais ou por um campo de deformações iniciais torna-se muito mais complexa.
A ação da protensão, neste trabalho, será considerada como um conjunto de cargas externas equivalentes, em substituição às outras representações alternativas citadas, facilitando a formulação de rotinas computacionais. Serão apresentados também, exemplos aplicativos utilizando modelos com carregamentos diferenciados, tais como, carregamento médio, carregamento médio por trechos e também carregamento trapezoidal, havendo comparações com outros processos.
É importante salientar que os resultados encontrados mostram as vantagens e desvantagens do método das cargas equivalentes, contribuindo desta forma, com recomendações para análise de estruturas protendidas.
X X X
J O R N A D A S
S U L - A M E R I C A N A S
D E
E N G E N H A R I A
E S T R U T U R A L
1. Introdução
Problema Analisado
O artifício da protensão, aplicado ao concreto,