fuga das galinhas
Numa granja, em situação que pode ser comparada a de um campo de concentração, galinhas sofrem com a opressão dos seus donos, que as escravizam de uma maneira vil e cruel. As mesmas são trancafiadas e confinadas para apenas pensarem na produção de ovos. Sob vigilância constante, cobrança milimétrica e sem haver reconhecimento pela produção por parte dos donos, algumas galinhas estão conformadas, mas outras não, e partem para o conflito. É o caso de Ginger, uma galinha que resolve contrariar o sistema, lutar contra os opressores, depois de ver Eufrásia, sua amiga, morrer de forma cruel por não produzir a quantidade de ovos exigida e, principalmente, depois dos patrões comprarem uma máquina para fabricarem massa de tortas de frango. O grupo monta um plano de fuga para assim, conseguirem a tão sonhada liberdade. No entanto, Ginger sofre porque as amigas não conseguem se organizar e atrapalham a ordem das mudanças que ela planeja. Até que em um momento de crise, chega voando um galo de circo chamado Rocky e Ginger renova suas esperanças. No entanto, no decorrer da narrativa, Rocky na verdade não voa... Muita coisa acontece e, entre tantas confusões, as galinhas aprendem a ser mais confiantes e empreendedoras, alcançando sua liberdade.
Para ter-se compreensão das relações de opressão entre um grupo social e o patrão, abordando questões profundas sobre as relações humanas, o filme mostra a LUTA DE CLASSE - que é a classe dominante X a classe dominada. Começa relatando a vida de uma granja e seus donos. Um grupo de galinhas organizadas, uma senhora que idealiza o lucro e o granjeiro observador. As galinhas, o proletariado; A senhora, a burguesia e o granjeiro o Estado, “que finge estar à frente de tudo”, (mas está junto à Burguesia) colocado no ponto de vista de Karl Marx.
ALIENAÇÃO - refere-se à condição vivida pelo trabalhador assalariado na sociedade capitalista, uma vez que ele pende a posse da sua força de trabalho, que passa a ser uma mercadoria