Fuga das galinhas
DISCIPLINAS: EMPREENDEDORISMO E COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutora a distância: Juliana Regina Daniel Horácio
Tutora Presencial: Juliana Regina Daniel Horácio
SANDRO JEAN DA COSTA E SILVA RA 8976197583 MICHELE SOUZA AYRES DE MORES RA 8976197485 ALESSANDRA GOMES AGUIAR RA 8976197528
1º SEMESTRE
São Paulo/SP
MARÇO/2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
O restaurante Smak, uma empresa administrada por gestão familiar, que após o falecimento do gestor passou a ser dirigido pela herdeira Irena Partala, que não possuí conhecimentos do processo administrativo e operacional, tornando-a uma empreendedora por necessidade. A falta de conhecimento da gestora faz com que a sua administração tenha falhas pontuais as quais de extrema relevância.
Muitas vezes nesse tipo de empreendedor não há profundas analises e estudos sobre as possibilidades de mercado.
Os estudos apontam que “mais de 50 % dos empreendedores no Brasil são de necessidade. O Brasil, em estudos realizados pelo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), ficou como a primeira nação em iniciativa empreendedora no grupo de 21 países estudados.”¹
Contudo, na maioria das vezes por falta de conhecimento os empreendedores por necessidade, tendem a não buscar capacitação e inovação, o que muitas vezes leva os negócios a estagnação, estado precário ou até a falência.
DESENVOLVIMENTO
PASSO 1
Diante da análise do Passo 1, através da ferramenta SWOT, foram observados pontos favoráveis e desfavoráveis do restaurante Smak:
FORÇAS
FRAQUEZAS
Ambiente Interno
Ambiente Interno
- Alimentos saudáveis.
- Comidas típicas.
- Cozinheiro experiente.
- Poucos funcionários.
- Ambiente agradável, aconchegante e temático.
- Atendimento serviço A La