Froebel
1783 - Nasce Friedrich Wilhelm August Fröbel, a 21 de abril na Turíngia (Alemanha), filho de pastor. A mãe morre seis meses depois.
1796 - Conclui a escolarização básica. Inicia aprendizado do ofício de agrimensor.
1799 - Inscreve-se no curso de ciências naturais na Universidade de Jena, mas o abandona em 1801 por razões financeiras. Auxilia o pai em sua missão até a morte deste no ano seguinte.
1802 - Emprega-se como agrimensor.
1803 - Assume o cargo de secretário privado da municipalidade de Gross-Miltzow,onde permanece por dois anos.
1805 - Vai para Frankfurt onde é contratado pela “escola modelo” que segue os princípios de Pestalozzi. Fröbel encontra ali sua verdadeira vocação.
1808-1810 - Muda-se para Yverdon (Suíça) para se familiarizar com o método de Pestalozzi. Tenta sem sucesso implantar as idéias de Pestalozzi no ensino primário do principado de Schwarzburg-Rudolstadt, onde o irmão é pastor. Escreve sua primeira obra importante: Breve exposição dos princípios de educação e de formação de Pestalozzi, segundo o próprio Pestalozzi.
1811 - Retoma o estudo de ciências naturais em Göttingen, onde lança as bases de sua teoria da educação, a “filosofia da esfera”.
1812 - Vai para Berlim fazer o curso do professor Christian Samuel Weiss, pai da cristalografia.
1814 - Torna-se assistente do professor Weiss, depois de combater um ano na guerra contra Napoleão. Nessa época, assiste a aulas de Fichte
1816 - Deixa o cargo na universidade para cuidar da educação dos três sobrinhos depois da morte do irmão Christophe.
1817 - Cria uma escola privada em Keilhau, o Instituto Geral Alemão de educação, onde permanecerá até 1831, período mais fecundo de sua obra, e onde aplica suas teorias ao ensino escolar. Casa-se em 1818 com Henriette Wilhelmine Hoffmeister.
1820-1823 - Redige os seis manifestos sobre a escola de Keilhau, em que expõe as bases teóricas do seu ensino (filosofia da esfera) e descreve os cursos oferecidos: Ao nosso povo alemão