Froebel
O objetivo deste trabalho é conhecer e entender melhor um dos percussores da Educação Infantil, e sua metodologia pedagógica.
A pesquisa visa também, apresentar um estudo sobre concepção de infância e Educação Infantil, demonstrando a evolução histórica do sentimento de infância e sua repercussão no atendimento às crianças pequenas. As transformações ocorridas no campo da Educação Infantil estão estritamente ligadas à visão que se tem da criança. De um quase anonimato, a criança passa a ser percebida de uma forma romântica e evolui para um sujeito histórico-cultural, com status de cidadão. Diante desse panorama, a Educação Infantil teve que acompanhar as novas especificidades no tratamento destinado às crianças, originando um novo perfil de educador, que tem que se apropriar dos pressupostos pedagógicos necessários para o desenvolvimento de uma prática docente de qualidade.
Pretendemos através deste estudo Compreender a importância do seu método para o avanço da pedagogia, valorizando suas idéias e pensamentos.
Todo educador deve perceber a importância da contribuição de Friedrich Froebel na educação, isso fortalece o pensamento de que formar um cidadão não é apenas ensinar a ler e escrever. É sim, permitir condições adequadas para que a aprendizagem ocorra, dando meios e atributos em que o aluno se desenvolva tanto pela contribuição do professor mediador ou pela sua própria experiência
Em toda sua metodologia, Fröebel deixa claro que é por meio da arte – canto, poesia, desenho, pintura, escultura – que o homem, desde a mais tenra idade tenta expressar-se. Sendo assim, ele faz parte de todas as culturas, devendo ser cultivada, pois a criança ao chegar à maturidade, mesmo não sendo um artista, poderá ser um contemplador da arte e do belo.
Toda essa contribuição fez de Fröebel o primeiro pedagogo da Educação Infantil, o primeiro a romper com a educação verbal e tradicionalista de sua