Froebel prega que a Educa o se realiza em
Em relação ao Artigo “A perspectiva sócioconstrutivista na psicologia e na educação: o brincar na pré-escola” revela de fato que o Brincar é essencial na aprendizagem. A educação e a escola possuem um papel importante no desenvolvimento das pessoas e o principal mediador é o Professor.
O Positivismo e Socialismo surgiram de um momento difícil. Positivismo da crise social e moral e Socialismo do caos no País. Porém há muita diferença entre ambos: O Positivismo baseia-se nas experiências vividas, busca entender tudo que se refere ao homem sem nenhuma dúvida. Já o Socialismo busca entender apenas as mudanças sociais da sociedade.
John Dewey defendia a liberdade de expressão e a democracia. Para ele isto ajudava no emocional e intelectual. O Professor deve induzir a criança a encontrar a solução sozinha, sem dar as respostas de uma questão de imediato, o aluno deve raciocinar e dar a sua própria opinião sobre o assunto.
O fim da educação não é formar a criança de acordo com modelos, nem orientá-la para uma ação futura, mas dar lhe condições para que resolva por si própria os seus problemas
(Dewey).
O homem se desenvolve a partir da interação com as pessoas e sua ação dentro do mundo em que vive. O Construtivismo permite que o aluno participe de seu aprendizado e não permite as respostas de imediato, ele ensina que é mais importante aprendermos o que vivemos do que procedimentos cansativos e padronizados. O Conhecimento não tem fim, ele é construído dia após dia. A Globalização faz parte desta caminhada, a tecnologia, o computador, o ensino a distância foi um grande avanço benéfico que conecta os saberes.
Menos discurso e mais ação!