Frisos Partenon
Introdução……………………………………………………………………………………………….……………………….Pag.2
Relevos do templo Pártenon………………………………………………………………………………………………pag.3
O que retratam os relevos do Pártenon
Qual foi a técnica utilizada
Procissão das Panateneias…………………………………………………………………………….………………….Pag.4
O que acontecia durante os quatro dias
Como se organizava a procissão
Sabias que?.............................................................................................................................pag.5
Conclusão……………………………………….…………………………………………………………………………………Pag.6
Bibliografia……………………………………………………………………………………………………………………….Pag.8
Neste trabalho vou falar sobre os relevos (frisos) do templo Pártenon, o que retratam, a técnica utilizada…Também vou falar sobre a procissão das Panateneias o que acontecia durante os quatro dias que ela durava e como se organizava.
Espero que goste.
Depois da guerra com os Persas e da destruição da cidade de Atenas a reconstrução da acrópole por mando de Péricles ficou a cargo de Fídias, mas nem todas as peças desta reconstrução foram realizadas por Fídias pois o tempo que tinha para reconstruir a acrópole era escaço, dai a necessidade de ajuda de outros artistas, que o ajudaram seguindo os seus desenhos e as suas ordens.
Nos relevos do friso jónico do templo Pártenon está retratado o acontecimento mais importante para a cidade de Atenas, a procissão das Panateneias, esculpida por Fídias numa facha de mármore com um metro de altura que rodeia a parte superior das paredes externas da cella. O mármore foi extraído de Monte Penteli e transportados 19 km da Acrópole de Atenas. O friso foi feito no próprio local e está datado de 438 a.C.
O frontão do lado leste representa o nascimento de Atena saída da cabeça de Zeus, enquanto o do oeste apresenta a disputa entre ela e Poseidon pela cidade de Atenas.
Este friso tem 160 metros de comprimento e é composto por 114 blocos de tamanhos variados com