partenon
(Trabalho de história )
1
Índice
Capa
Índice
Introdução
História do monumento e suas características
Conclusão
Bibliografia
2
História do Pártenon
A construção deste monumento deu-se em 447 a.c, surgiu da colaboração de um arqiteto ,com o nome de Ictino e de um escultor cujo seu nome é Fídias, estes dois artistas foram escolhidos por
Péricles.
O surgimento da necessidade de construir este monumento foi porque Péricles sentia necessidade de levar a cabo um ambicioso programa de construção em Atenas , que acabava de triunfar sobre seus inimigos com a particularidade dos Persas, pois estes tinham roubado a Acrópole.
Do Pártenon desapareceram alguns monumentos , como a estátua criselefantina de Atena Pallas, esculpida em mármore, ouro e marfim.
3
A estátua criselefantina de
Atena Palas
4
O
papel importante de fídias sobre este monumento:
Fídias : Este senhor era uma escultor e fazia parte dos artistas escolhidos por Péricles para a construção do grande monumento de Atenas. A ele foi atribuída uma tarefa de grande importância que envolvia três trabalhos , estes encontravam-se intimamente ligados à forma e significado arquitetónico do edifício
5
O
estilo do pártenon :
O pártenon continha uma singularidade que era o traço jónico, pois este incluía:
-um friso corrido sobre o peristilo, no alto da parede exterior da cela
-uma faixa larga com um metro de altura e cento e sessenta de comprimento
- a faixa estendia-se pelos dois flancos em paralelo a partir do lado ocidental, até convergir na entrada do lado oriental. -Continha um friso que era reservado normalmente aos deus e nele os atenienses puderam ver-se a si mesmos inseridos , era uma forma de se fundir nesse espaço o mundo dos deuses com o dos homens ou seja o ideal com o real.
6
Este é o estilo
7
Os 5 temas utilizados na sua decoração
:
Gigantomaquia