Friedrich august von hayek
Contexto
Hayek escreve sob um mundo em transformação, era um momento em que havia a necessidade do fortalecimento do capitalismo, visto que se iniciava a Guerra Fria, estabelecendo assim um combate veementemente contra a doutrina socialista. Porem, em 1944, ano da publicação de sua obra principal “O caminho da servidão”, as ideias que imperavam estavam ligadas ao intervencionismo keynesiano e a ideia de bem estar social, as quais Hayek discordara.
Biografia Friedrich August Von Hayek nasceu em Viena, Áustria, no dia 8 de maio de 1899, numa família de cientistas e professores acadêmicos. Quando jovem, esteve indeciso entre seguir a carreira de economista e a de psicólogo. Muito jovem, em Viena, foi socialista. "Foi com os trabalhos de Ludwig von Mises que, por volta de 1922, vi como estava no caminho errado." De 1927 a 1931, dos 28 aos 32 anos de idade, foi diretor do Instituto Austríaco de Pesquisas Econômicas. De 1929 a 1931, professor de Economia na Universidade de Viena. Em 1931, foi convidado a assumir uma cátedra na London School of Economics, onde permaneceu até 1950. Em 1938, tornou-se cidadão britânico. Em 1950 Hayek aceitou uma cátedra na Universidade de Chicago. De 1962 a 1969, ocupou uma cátedra em Freiburg, base acadêmica do professor Eugen Böhm-Bawerk, onde foi Professor Emérito. Em 1974, ganhou o Prêmio Nobel de Economia.
Economia e Estado
Hayek sempre deixara claro sua posição política em suas teorias. Defendia a democracia liberal, e segundo seus princípios, o Estado não poderia ser autoritário no que tange a esfera econômica ou ser paternalista quanto à sociedade. Hayek, como adepto do liberalismo, era contra o planejamento econômico por parte do Estado, este apenas deveria intervir para estabelecer um sistema eficaz de concorrência, e mais ainda, todas as atividades do governo deveriam estar voltadas para a