Contribuição Econômica de Hayke
Alessandra Rodrigues Pires
Luiz Henrique Pastrez
Rafael Kubaski
TRABALHO DE INTRODUÇÃO À ECONOMIA
Vida e Obra de Friedrich August Von Hayek
CAMPO MOURÃO, 27 DE NOVEMBRO DE 2014
INTRODUÇÃO
Neste trabalho, iremos abordar a vida de Friedrich August Von, um filósofo, jurista e por fim e não menos importante um grande Economista da Escola Austríaca. Discípulo de Friedrich Von Wieser e de Ludwig Von Mises, Hayek sem duvidas foi um dos grandes economistas do século XX considerado em alguns casos o pai do liberalismo moderno. Foi também um dos maiores críticos da economia planificada e socialista, posto que acredite que estas conduzem ao totalitarismo e à ausência de liberdade para o desenvolvimento individual, como aponta no seu livro O Caminho da Servidão. Foi premiado com o Nobel de Economia em 1974.
Vida de Hayek
Friedrich Hayek nasceu em 1899 em uma família de intelectuais de Viena, então capital do Império Austro-húngaro. Participou da Primeira Guerra Mundial e ao regressar começou os estudos de ciências jurídicas e sociais na Universidade de Viena, cursou estudos em filosofia e economia. Segundo afirmou ele mesmo a experiência da guerra foi o que lhe conduziu a interessar-se pelas ciências sociais, apesar de que suas influências familiares lhe poderiam ter conduzido mais facilmente às ciências naturais. Em 1921 e 1923 se doutorou em leis e em política econômica.
Durante aqueles anos, Hayek, como a maioria de seus colegas, era um socialista fabiano que cria na intervenção do estado para melhorar a ordem social e não lhe agradavam as posições antissocialistas e liberais de seu professor Ludwig von Mises, destacado economista da Escola Austríaca. Mas precisamente foi a leitura de um livro de Von Mises, O Socialismo, onde este fazia uma devastadora crítica a esta doutrina, o que o fez mudar de posição e converter-se num discípulo de Mises. Durante cinco anos trabalhou