A opinião de friedrich hayek sobre capitalismo e socialismo
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DAYANNE CHRISTINNE BRAGA FERREIRA
A OPINIÃO DE FRIEDRICH HAYEK SOBRE CAPITALISMO E SOCIALISMO
São Luís
2012
DAYANNE CHRISTINNE BRAGA FERREIRA
A OPINIÃO DE FRIEDRICH HAYEK SOBRE CAPITALISMO E SOCIALISMO
Trabalho apresentado à disciplina Pensamento Social do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Maranhão, para obtenção de nota.
Orientadora: Prof. Célia Motta
São Luís
2012
A opinião de Friedrich Hayek sobre Capitalismo e Socialismo 1. A população em justificativa para o sistema capitalista. Friedrich August von Hayek (1899-1992), foi grande economista da escola austríaca. Fez grandes contribuições para diversas áreas do conhecimento, como psicologia, direito, economia e política.
Hayek esteve na UnB para um Simpósio internacional realizado de 11 a 12 de maio de 1981, onde lhe foi proposto falar sobre o relacionamento entre o pensamento filosófico e econômico. Nas conferências do Simpósio, Hayek deixou clara sua opinião a respeito do capitalismo e socialismo, e fez suas considerações. Ele criticou os economistas que não tem poder de decisão ao fazer uma análise sobre a economia de mercado, e que consideram que a decisão entre o capitalismo e a forma alternativa do socialismo é um problema de valores e não um problema científico e que não cabe aos economistas analisar. Hayek chegou à conclusão de que isto é uma espécie de fuga, já que o problema fundamental não é de caráter ético, mas sim de saber se o socialismo pode cumprir suas promessas, e saber também que a economia não funciona em um regime socialista. Ele também colocou em questão se o homem é livre para escolher os princípios morais ou se eles são herdados por meio de tradição. E chegou a conclusão que estes princípios de mercado capitalista, que por sinal não temos escolha, é a condição essencial para manter uma população mundial. Ou seja, não podemos escolher se desejamos manter