FREQUENCIA CARDIACA E PSE
INTRODUÇÃO
A intensidade na qual o esforço é realizado é um aspecto fundamental para elaboração e controle de qualquer programa de exercícios.
Componentes essenciais a serem observados: intensidade do esforço, duração da atividade e frequência semanal.
OBJETIVO DO ARTIGO: Analisar as principais alterações com a FC e a PSE com o corpo em imersão, compará-las com o meio terrestre e analisar as implicações dessas alterações na prescrição de exercícios.
Frequência Cardíaca
*A FC é uma das variáveis mais utilizadas no controle da intensidade do esforço.
*Em situação de repouso ou exercício no meio aquático, as alterações encontradas na FC são influenciadas por fatores como a posição do corpo, a profundidade de imersão, a temperatura da água entre outros.
Natação
* Estudos comparativos entre corrida na esteira fora da água e natação já foram realizados, sendo pioneiros em demonstrar a ocorrência de diminuição dos batimentos cardíacos devido a imersão. Natação
De forma geral, a FC durante a natação mostra-se significativamente reduzida como compensação ao maior volume sistólico ocasionado pela posição corporal de decúbito. De acordo com os estudos, a diminuição existente nos batimentos cardíacos durante a natação situa-se entre 12 e 15 bpm.
Corrida em piscina rasa ou funda
Corrida piscina funda X Corrida na Esteira
Média entre 15 e 20bpm menor na piscina funda
Piscina Rasa X Piscina funda existe uma diferença 5bpm, maior na FC na piscina rasa.
HIDROGINÁSTICA
Onde demonstra maior diminuição da FC em relação a natação e corrida em piscina rasa ou funda.
Média de 25bpm de redução na imersão em profundidade na altura do ombro. Talvez seja devido a falta de deslocamento, pois modalidades que se deslocam mais demandam maior aporte sanguíneo para ações musculares Outra hipótese seria a posição vertical imersa, efeito maior da pressão hidrostática, onde