Escherichia ecoli
CURSO :
IMPORTANCIA DE MICRORGANISMO EM ALIMENTOS
Limoeiro do Norte 12 de Agosto de 2013
ESCHERICHIA COLI
A Escherichia Coli (E. Coli) é um grupo de bactérias que habitam normalmente no intestino humano e de alguns animais, e por isso a presença desta bactéria na água ou nos alimentos se deve à contaminação com fezes. As bactérias E.Coli presentes no intestino humano não causam problemas de saúde, mas quando outros tipos desta bactéria entram no organismo, elas podem causar doenças como a gastroenterite e infecção urinária, por exemplo.
Com base nos fatores de virulência, manifestações clínicas e epidemiologia, as linhagens de E.coli consideradas patogênicas são:
EAEC ( E.coli Enteroagregativa)
EPEC (E.coli Enteropatogênica)
EHEC ( E.coli Enterohemorrágica)
ETEC ( E.coli Enterotoxigênia)
EIEC ( E.coli Enteroinvasora)
EPEC (E.coli Enteropatogênica) E. coli enteropatogênica (EPEC), faz parte do grupo das E. coli enterovirulentas (EEC) que causam gastroenterites em humanos. Pertencem ao sorogrupo epidemiologicamente implicado como patogênico com mecanismos de virulência não relacionados à excreção de enterotoxinas típicas de E. coli. É um gram-negativo da família das Enterobacteriaceae. Reservatórios e prevalência de EPEC são controversas porque surtos por alimentos devido a ela são esporádicos. Sorogrupos principais incluem O55,O86, O11, O119, O125, O126, O127, O128ab e O142. A dose infectiva da EPEC em crianças é presumivelmente baixa. Diarreia infantil é o nome da doença associada à E. coli enteropatogênica (EPEC). Causa diarreia líquida com muco, febre e desidratação. Essas bactérias ligam-se às células membranosas das placas de Peyer e rompem o gel mucoso suprajacente da célula do hospedeiro. A diarreia em crianças pode ser severa e prolongada, com elevada percentagem de casos fatais; uma taxa de 50% de letalidade tem sido relatada nos países em