FREQU NCIA CARD ACA
FREQUÊNCIA CARDÍACA
Frequência cardíaca ou ritmo cardíaco é o numero de batimentos cardíacos por unidade de tempo, geralmente expressos em batimentos por minutos (bpm). Pode ser feita pela palpação de artérias tais como radial e carótida por tempo médio de um minuto.
A posição ideal é que o paciente esteja sentado, relaxado e pernas livres para se efetuar a medida por meio da artéria radial. O valor considerado normal é em torno de 60 a 100 bpm (batimentos por minuto), o paciente é considerado normocárdiaco. Valores abaixo de 60 bpm o paciente é considerado braquicárdico e acima de 100 bpm o paciente é considerado taquicárdico.
FREQUÊNCIA RESPIRATÓRIA
Frequência respiratória é o número de ciclos respiratórios (inspirações e expirações), que o organismo realiza involuntariamente por minuto.
A posição ideal é o paciente deitado em decúbito dorsal e com a cabeça um pouco elevada e observar o numero de elevações que o abdômen realiza durante um minuto. O valor considerado normal é entre 12 a 20 ipm (incursões por minuto) e o paciente é considerado eupinéico ou está em epinéia. Valores abaixo de 12 ipm o paciente é considerado bradipinéico e acima de 20 ipm, é considerado taquipinéico.
PRESSÃO ARTÉRIAL
A expressão “PERSSÃO ARTERIAL” (PA) refere-se à pressão exercida pelo sangue contra a parede das artérias. A pressão arterial, bem como a de todo o sistema circulatório, encontra-se normalmente um pouco acima da pressão atmosférica, sendo a diferença de pressões a responsável por manter as artérias e os demais vasos não colapsados. O seu valor em um individuo saudável varia continuamente, consoante à atividade física, o estresse ou a emotividade.
A posição ideal para a aferição é o paciente sentado e bem relaxado com o braço apoiado em uma superfície garantindo que o braço esteja na altura do coração ou o mais próximo possível dessa altura. Ao se aferir a pressão pela primeira vez esta