Aula Adulto Jovem
Como a pessoa vive seu trabalho, tempo livre, família, cultura.
Representa a plenitude física quanto o começo do declínio. (Entre 20 e 60anos), atenuado ou acentuado pelo estilo de vida saudável.
Reserva de órgão é a capacidade extra dos órgãos para ser utilizada em situações ou em condições pouco usuais ou estressantes, produz o primeiro declínio funcional. (Uma pessoa de 50 anos se cansa antes para subir uma escada do que uma pessoa de 20 anos.)
A juventude costuma ser denominada como segunda adolescência – período de amadurecimento do adolescente. Fase de transição “moratória” até chegar à autonomia e responsabilidade plena.
Estruturas intelectuais e morais atingem seu auge.
Estabilização afetiva, vida social plena, início do trabalho.
Pode se dar o início da vida matrimonial.
Atinge o auto sustento social, psicológico e econômico.
Vida matrimonial e o trabalho, são básicos para o amadurecimento da personalidade.
Hoje com o prolongamento da dependência familiar percebemos maiores flutuações afetivas, falta de experiência e tendência à idealização.
Começam a modelar seu projeto de vida, sua vocação.
Plenitude física 25anos
Menor frequência de doença, população mais saudável.
Maiores causas morte por acidentes e de atos de violência.
Remplein o impulso de impor-se é aumentado, especialmente no sexo masculino, que sente necessidade de expandir-se. Deseja êxito e a ascensão social.
Levison a meta do desenvolvimento adulto é a construção de uma estrutura de vida. Externa (participação social e cultural, família, religião e trabalho) e interno (valores e vida afetiva).
Levison divide a juventude em três estágios:
1. Saída do lar (18 a 24)
2. Ingresso no mundo adulto constrói uma estrutura de vida estável. (24 a 28)
3. Transição para a quarta década (28 a 33)
Erikson
O problema central da juventude é a conquista da intimidade, seu fracasso ocasiona o isolamento. Filiar-se e associar-se e desenvolvimento da força ética par cumprir compromissos.